domingo, 28 de junho de 2015

Voltamos aos nossos amiguinhos

Esta semana foi noticia por duas vezes maus tratos a animais. Ao pronunciar me sobre o assunto não estou com certeza a dizer nada que já não tenha sido dito ... e tenha a certeza que este post será uma repetição de tantos outros já publicados em outros cantinhos. Mas face à indignação que sinto, tenho de "explodir" para algum lado. Desabafo aqui porque este cantinho é só meu e até ver ainda existe liberdade de expressão e posso partilhar e repetir que tanto a queima do gato como o enterro do galo são tradições que nada significam (pelo menos ao que parece dizer a população) e que são simplesmente um incentivo à violência. Andamos nós preocupados com as criancinhas que só jogam ps aos tiros e a matar ... aquilo mexe lhes com o juizo e torna os insensiveis. True! Mas ... e fechar um gato e queimá lo? E tentar acertar com um machado num galo vivo? Não afeta as criancinhas? Sangue, sofrimento, animal indefeso e tudo isto ao vivo.
Ah! Espera são tradições ... que se fazem desde sempre ... e ninguém sabe porquê. Eu sei! Porque há pessoas que não pensam ... porque falta alguém sensato que diga: vá este ano vamos fazer diferente, não magoemos nada nem ninguém.
Existem algumas terras que colocam um ovo em vez de um galo ... que seja assim então. Ninguém fica sensível diante da atrocidade deste ato e os chama a razão?
Por favor nós os mais novos vamos tentar convencer os mais velhos, os mais sábios, os mais experientes que fazem parte da população dessas terras a colocarem a mão na consciência e admitirem que há outras formas de celebrar seja lá aquilo que se celebra com esses atos. Sem mortos nem feridos ...
Um dia disseram me que noutra vida podemos ter sido qualquer outro ser ... se eu fui gato, touro, leão, elefante, golfinho, cão ou galo posso ter passado pelas mãos de um humano parvo que me fez sofrer. Então não quero nesta vida ser esse ser humano. Prefiro aproveitar para ser um ser um pouquinho melhor...


Sem comentários: